MILITARES QUEREM COMPENSAÇÃO... 

MILITARES QUEREM COMPENSAÇÃO...

Li o artigo abaixo e entendo que é um direito que poderia ser estendido a todos os militares que atuaram na época,em defesa do sisteme democrático:

Por Natuza Nery
BRASÍLIA (Reuters) - Militares ativos na época na ditadura pediram nesta quinta-feira ao vice-presidente da República e ministro da Defesa, José Alencar, um acréscimo em seus soldos pelas atividades desenvolvidas durante o regime de exceção.
"Queremos a compensação para aqueles que ficaram do lado da lei e da Constituição, pelo profissionalismo e lealdade à Constituição", afirmou à Reuters o coronel Hermes Bittencourt Cruz, presidente da Associação dos Oficiais da Reserva da PM de São Paulo.
Bittencourt -- que integrou uma delegação de militares, composta principalmente por oficiais da PM -- explicou que o ganho adicional serviria para o efetivo já aposentado que atuou entre 1964 e 1979 e não foi beneficiado com a promoção de uma patente no momento de entrar para a reserva.
Eles reivindicam que o benefício seja estendido também àqueles que atuaram no período e ainda não se aposentaram.
"Sempre foi tradição nas Forças Armadas e polícias militares a promoção de seus integrantes em um posto acima de sua patente", justificou.
Ciceroneados pelo deputado Luiz Antônio Fleury Filho (PTB-SP) no Palácio do Planalto, o grupo de militares saiu do encontro otimista, embora tenha ouvido do vice-presidente que o orçamento tem limitações, o que dificultaria a concessão do benefício.
O governo federal tem pago indenizações a famílias de desaparecidos e de pessoas perseguidas na época da ditadura.
Agora, os militares reivindicam o direto de receber, em caráter retroativo, o adicional pecuniário por não terem se aposentado com uma patente acima da graduação real.
Segundo a Associação dos Oficiais da Reserva da Polícia Militar de São Paulo, 48 mil militares aposentados, e mais de 3 mil ainda na ativa, teriam direito ao rendimento.
"A conversa foi ótima. O vice-presidente mostrou-se inteiramente sensível e disposto a apoiar. Porém, há a necessidade de fazer avaliação de custo face à repercussão orçamentária", disse o coronel Bittencourt.
"Como a diferença de salário entre os postos é muito pequena, o impacto financeiro não é expressivo. No entanto, no aspecto moral, significará um reconhecimento pelos serviços prestados...Afinal, houve anos de chumbo para os dois lados", argumentou.
Ele acrescentou que um grupo encaminhará a José Alencar, o mais breve possível, uma planilha financeira que possa ser submetida à equipe econômica do governo.
"Tive vários colegas mortos. Nosso nível de tensão era extremo, porque não sabíamos em que momento poderia haver um ataque", disse.

Return to Main Page

Comments

Add Comment




On This Site

  • About this site
  • Main Page
  • Most Recent Comments
  • Complete Article List
  • Sponsors

Search This Site


Syndicate this blog site

Powered by BlogEasy


Free Blog Hosting